Você pode e deve usar gatilhos mentais para vendas em seus negócios online. Assim também, como nos empreendimentos de marketing.
Porque, esses pequenos gatilhos psicológicos estão por trás de todas as vendas. E em muitas decisões de negócios.
Conhecer esses gatilhos mentais ajudará você não só a criar e-mails melhores. Mas também a otimizar, suas ofertas e páginas de destino.
Portanto, ganhar mais dinheiro!
11 Gatilhos Mentais Importantes Para Vendas – Que Você Deve Aplicar Nos Seus Negócios Online
Com bilhões de sites, contas de mídia social, vídeos online e imagens gritando para serem notados.
Certamente, você precisa de uma “arma secreta” para superar a disputa.
E por fim, atingir profundamente os corações e mentes de seus clientes.
É aqui que entra a psicologia do comportamento do consumidor.
Portanto, compreender a psicologia humana e as emoções. Enfim, podem ajudá-lo a impulsionar mais ações e aumentar as vendas.
Ao entender como os clientes em potencial pensam. Certamente, você pode inserir esses gatilhos mentais para vendas. Ou seja, em seus projetos de marketing digital.
Seja em seu site, páginas do Facebook, e-mails, vídeos ou outros canais para expandir seus negócios.
Se você não estiver acionando os gatilhos mentais para vendas, corretos no momento certo. Com certeza, a taxa de conversão pode ser muito baixa.
O ponto é que, para começar a conseguir mais leads e venda. Você precisa entender como seus clientes em potencial se comportam.
Basicamente, é saber o que estão pensando. Sendo assim, como você pode fazer com que, ajam na direção desejada.
Isso é exatamente o que você está prestes a descobrir neste artigo.
Onde examinaremos os gatilhos mentais para vendas. No momento em que, você precisa utilizar para que seus clientes voltem sempre.
Aqui estão os gatilhos mentais mais importantes:
1. RECIPROCIDADE
Você já teve um momento em que, alguém fez algo bom para você. E por fim, simplesmente tinha que retribuir o favor?
Ou seja, isso é o que chamamos de reciprocidade. E pode ser algo tão pequeno. Tanto quanto, sorrir para alguém por quem você passa.
E se por algum motivo você não sorrir de volta, isso é muito estranho.
Entretanto, com certeza ficamos psicologicamente desconfortáveis. Quando sentimos que devemos algo a alguém.
DICA: Isso não funciona com todos. Algumas pessoas têm uma maneira diferente de pensar. Você pode entregar coisas valiosas na porta delas o dia todo.
E ainda assim, elas não têm a sensação de que devem algo a você.
Por outro lado, você não pode ser um doador condicional. Em outras palavras, você não pode dar com a expectativa de receber algo em troca.
Portanto, dê livremente e não se preocupe se os outros estão lhe dando algo em troca. Ajude seus clientes em potencial, mesmo que você não seja recompensado por isso.
Com certeza, isso lhe dará uma ótima reputação em seu nicho. O que, por sua vez, aumentará as vendas.
Por exemplo: Já que lhe dei este vídeo grátis, gostaria que você fizesse um favor para mim.
Compartilhe com seus amigos este vídeo. Eles com certeza vão adorar tanto quanto você!
A chave para fazer isso funcionar é lembrar às pessoas o gatilho quando você pede um favor.
O melhor exemplo de reciprocidade provavelmente, vem do próprio marketing de conteúdo.
Sim, os profissionais de marketing de conteúdo adoram fornecer informações valiosas. Ainda mais, em seus canais de vídeo e mídias sociais.
No entanto, é mais provável que as pessoas retribuam sua gentileza e generosidade. Certamente, com suas compras ao longo do tempo.
2. ESCASSEZ – Gatilhos Mentais Para Vendas
A escassez é um dos mais antigos truques de marketing. Ele é acionado pelo gatilho psicológico da “aversão à perda”. Por isso, muito usado nas mídias sociais e nos canais digitais.
Uma maneira muito poderosa de qualquer estratégia para aumentar as vendas. Certamente, é oferecer algo que está prestes a expirar.
Ou seja, geralmente é melhor usada em estratégias de marketing por email mais direto.
Então, enviar ofertas limitadas de tempo ou estoque, podem ser feitas aos assinantes.
Ao dizer ao consumidor que há um prazo, você o força a tomar uma decisão rápida. Portanto, quando você introduz escassez ou uma promoção especial. Com certeza, você vê um aumento maciço nas vendas.
Existem outras várias maneiras de criar escassez para um produto:
Dizer que as ofertas estão disponíveis por um “tempo limitado” incentiva as vendas.
- Bônus por tempo limitado (ganhe algo extra com sua compra).
- Edição limitada (como uma versão especial de lançamento).
- Produtos únicos que não serão feitos novamente.
- A oferta especial é válida apenas até ao fim do estoque.
- Desconto de código de cupom.
- Promoções de férias.
Portanto, estas são apenas algumas maneiras de introduzir escassez nos produtos.
3. AUTORIDADE
Desde tempos imemoriais, nós humanos obedecemos as figuras de autoridade. É por isso que temos muito mais probabilidade de dizer sim a um favor. Ainda mais, vindo de uma pessoa com autoridade.
No mundo das mídias digitais e sociais, autoridade também pode ser demonstrada pelo número de seguidores.
Como resultado, quanto maior o seu alcance, maior a autoridade implícita da marca.
Além do alcance, provavelmente o mais importante hoje em dia é o engajamento.
Ou seja o número de curtidas, comentários ou compartilhamentos que uma marca pode desencadear.
No mundo online, existem muitas pessoas que fazem as mesmas coisas que você. Se você quer que as pessoas comprem de você.
Então, não tem escolha a não ser mostrar sua autoridade.
É essencial para o seu sucesso.
Se você não fizer isso, seus clientes em potencial irão procurar outra pessoa. Ou seja, alguém que dedicou tempo para desenvolver sua autoridade.
Mas, não se preocupe, se você ainda não tem autoridade suficiente na sua área. Porém, é mais fácil que você pensa!
Você pode fazer isso usando uma prova social emprestada. Cite outras pessoas que tenham autoridade na mesma área que você atua.
Mostre pesquisas de assunto sobre o qual você escreve. Compartilhe depoimentos de pessoas que trabalham com você.
Certifique-se de que seu site tenha uma aparência profissional.
4. ANTECIPAÇÃO
Vamos pensar no lançamento de um produto da Apple. Sempre que há um novo produto sendo lançado. Então as pessoas fazem fila em frente às lojas da Apple e acampam, às vezes por dias. Por que eles fazem isso?
Porque a Apple consegue criar expectativa por seus novos produtos. As pessoas não podem esperar mais um dia pelos novos produtos.
Todo mundo quer ter o novo produto agora, mesmo que, seja caro!
Portanto, se você conseguir criar antecipação para seu novo produto. De tal forma, que as pessoas tenham a sensação. De que, realmente estão esperando por sua solução.
Pois bem, e precisam dela o mais rápido possível. Então, seu lançamento já pode ser considerado um sucesso.
5. PROVA SOCIAL
A prova social é baseada no princípio psicológico do espelhamento. Ou seja, o famoso conceito de comportamento humano em seguir a multidão.
Temos a tendência de presumir que outras pessoas sabem, o que é certo e correto. Entretanto, o efeito será mais forte em momentos de grande incerteza.
Sendo assim, quanto mais as pessoas se envolverem em um determinado comportamento. Certamente, mais que queremos estar associados a esse grupo.
É a razão pela qual tendemos a copiar as ações dos outros, especialmente quando há muitas pessoas fazendo a mesma coisa.
Um exemplo disso seria as longas filas nas lojas populares.
“Usamos as ações dos outros para decidir sobre o comportamento adequado para nós mesmos. Especialmente quando vemos os outros como nossos semelhantes”.
Autor: Robert B. Cialdini ( Professor de Psicologia e Marketing )
Como Usá-lo em Marketing Online
A prova social é um gatilho mental poderoso! Este é muito fácil de entender. Tanto que, todo profissional de marketing o usa em suas estratégias.
Mas preciso mencionar isso porque é muito importante. Usar a prova social é outra forma de obter credibilidade de outras pessoas.
Por outro lado, você mostra aos seus clientes exemplos de pessoas que usaram seu produto e o adoram.
A maioria dos profissionais de marketing usa depoimentos como prova social. Por fim, em suas estratégias de marketing.
Portanto, inclua em seu site depoimentos de clientes satisfeitos.
Afinal, você também deseja manter seu público envolvido para que, possa crescer nas redes sociais. Por exemplo, com número de curtidas, compartilhamentos e comentários.
Da mesma forma, a Amazon usa provas sociais. Por exemplo, contando histórias de sucesso de seus clientes. Que assim também, usam a plataforma.
Assim, essas histórias ajudam a convencer os outros a usar sua plataforma de comércio eletrônico.
6. URGÊNCIA – Gatilhos Mentais Para Vendas
Nada te faz querer mais do que a possibilidade de não conseguir. Os profissionais de marketing estão bem familiarizados. Ainda mais, com a invocação do gatilho de urgência. Porque, ele sempre funciona.
Entretanto, isso pode ser feito usando todos os tipos de táticas. Porém, para sugerir que um produto está com pouco estoque. Assim como, os preços baixos estão prestes a expirar.
Se você está realizando uma promoção especial. Certamente, adicionar um cronômetro regressivo é uma excelente maneira de injetar urgência.
E assim, motivar as pessoas a agir agora ou perder.
7. CURIOSIDADE
Dê aos clientes apenas o suficiente para fazê-los querer mais.
Se você injetar curiosidade suficiente em seu conteúdo. Certamente, estará criando uma certa necessidade de seu cliente querer saber mais.
Quer se trate de um e-mail de marketing ou postagem de blog. Com certeza, este simples gatilho psicológico, pode despertar a curiosidade.
Literalmente, seus clientes precisarão entrar em ação. Ou seja, comprando um produto ou lendo para descobrir mais.
Veja exemplos:
Conte uma história, mas não a termine – “Quer saber se Pedro atingiu sua meta de perda de peso e perdeu 22 quilos? Acho que os resultados vão te surpreender! Mas primeiro, deixe-me compartilhar com você os erros comuns entre quem faz dieta …
Diga-lhes aonde ir – “Neste boletim informativo, você descobrirá quais alimentos saudáveis reduzem a gordura. E enfim, o ajudam a perder peso! (Veja a página 15 para descobrir o que é.)
8. CONFIANÇA
Se você confia em uma organização. É mais provável, que interaja, envolva e consuma conteúdo da marca. Por fim, isso leva a decisões de compra.
A confiança é um dos gatilhos mais poderosos quando se trata de vendas.
Se as pessoas não confiarem em você, é certo que elas não comprarão de você. É simples assim.
No entanto, você pode criar confiança ativamente. Ainda mais, sempre fornecendo um bom conteúdo e bons conselhos.
Portanto, a confiança leva tempo para ser construída. Mas, cuidado! Porque ela pode ser destruída em um momento de descuido.
Sua lista de e-mail é uma oportunidade incrível. Ainda mais, para você interagir com seu público e ganhar confiança.
Sendo assim, um relacionamento de longo prazo pode construir confiança com o tempo.
Talvez, a confiança não seja o gatilho mental de maior conversão.
Porém, a falta dele certamente fará com que você perca dinheiro.
9. SIMPLIFICAÇÃO
As pessoas procuram soluções simples. Portanto, uma solução difícil e complicada pode desmotiva-los.
Em marketing, às vezes tendemos a fazer as coisas parecerem complexas.
E assim, dar às pessoas a sensação de que estão obtendo algo pelo seu dinheiro. Isso pode ser um erro.
Não tente vender seu produto como complexo. Para que, o produto valha mais dinheiro.
Em vez disso, a promessa de uma solução fácil de 5 etapas. Para um problema que, seu público está procurando a solução. De fato, pode ser tudo o que ele precise para comprar de você.
De fato, pode ser tudo o que ele precise para comprar de você.
Enfim, estamos dispostos a pagar muito dinheiro por uma solução simples. Dessa forma, especialmente se todo mundo fizer o problema parecer complexo.
10. CONSISTÊNCIA – Gatilhos Psicológicos Para Vendas
A consistência funciona em mais de um nível. Se você tem experiência em culinária e receitas. Do mesmo modo, pode ter dificuldade em vender um guia de jardinagem.
Você tem que ser consistente naquilo em que constrói sua experiência e percepção. Do mesmo modo, com sua entrega consistente de valor em um determinado tópico.
Assim, você construirá um público que está interessado exatamente neste tópico.
Ser consistente irá construir, alguns dos outros gatilhos também. Ou seja, confiança, antecipação, autoridade …
11. TRANSPARÊNCIA
“Sem taxas ocultas” e “garantia de devolução do dinheiro”
Basicamente, são algumas das táticas mais antigas aplicadas pelos negócios online.
Portanto, construir confiança e credibilidade com seus clientes. Resultará em um maior volume de vendas. E assim, o relacionamento mais forte.
Com certeza, cumprir sua promessa de vendas às vezes, não é mais suficiente para obter sucesso nos negócios.
Antes de mais nada, ser honesto e transparente com seus clientes. Provavelmente, ajudará você a enfrentar as objeções mais comuns.
Seus clientes em potencial não apenas, gastarão seu dinheiro com você.
Por outro lado, também se tornarão seus maiores defensores.
CONCLUSÃO
Entender como seus clientes pensam. E como você pode influenciar suas ações. Ajudará a aumentar as vendas e os lucros.
Os gatilhos mentais são necessários para que, tenhamos mais assertividade na conversão de leads.
Fazer o básico bem feito é mais que o suficiente. Para de fato, se ter resultados.
Sendo assim, inspirar um sentimento de confiança em sua marca.
Afinal, as melhores e mais valiosas conexões com os clientes enfim, baseiam-se na confiança e no cuidado.
Muita gente não consegue ter resultados no marketing digital. Por não aplicar gatilhos mentais na comunicação com o potencial cliente.
É como no livro de Jurgen Klaric “VENDA À MENTE, NÃO AO CLIENTE”.
Bom, vou finalizando por aqui…
Espero que esse artigo seja útil de alguma forma.
Fique a vontade para compartilhar com seus amigos.
Grande abraço!
Dirce Carvalho
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Sobre o Autor
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