As ferramentas de Marketing Digital são fundamentais para os empreendedores acelerar sua rotina de trabalho para então, alavancar seus negócios e aumentar a presença digital da sua empresa.
9 Ferramentas para o Marketing Digital [Fundamentais para alavancar o seu negócio]
Portanto, para se fazer uma boa estratégia de Marketing Digital é preciso utilizar inúmeras ferramentas adequadas. Neste artigo falaremos sobre algumas ferramentas fundamentais que são indispensáveis em uma campanha de marketing digital.
1) WORDPRESS – Ferramenta para divulgação
Construir um empreendimento na internet através de um site, o recomendado é usar uma plataforma de renome como a WordPress.org, indispensável para qualquer projeto profissional.
O WordPress é um software livre de gestão de conteúdo para a internet (CMS Content Management System) em inglês. Distribuído gratuitamente sob a licença GNU (General Public Licence), baseado em PHP com banco de dados MySQL.
No início do seu surgimento ele começou somente como gestor de blog e com o tempo foi evoluindo para ser uma plataforma de criação de site ou seja, também de blog.
Portanto, é uma plataforma muito dinâmica, completa e fácil de utilizar para construir um site totalmente responsivo como este meu.
Basicamente, é um sistema de gerenciamento de conteúdos ou seja, a principal função é gerenciar os posts de um site/blog. Qualquer coisa que você queira criar, ele dispõe de toda estrutura.
Então, você pode criar seu site, sua loja virtual ou seja, construir a sua marca profissional. Além disso ela conta com uma grande quantidade de plugins tanto gratuitos como pagos.
Ainda mais, ela possui uma infinidade de layouts prontos para serem customizados da forma que você desejar, tanto na versão gratuita como paga.
Enfim, você pode escolher se quer um layout parecido com um blog ou site, você é quem define de acordo, com a linguagem que você usa. Saiba que o seu projeto é o seu cartão de visita então escolha o seu melhor.
2) E-MAIL MARKETING – Ferramentas de marketing digital fundamentais para divulgação e engajamento
A importância de utilizar e-mail marketing nas campanhas de marketing digital tem como objetivo manter o relacionamento com seus leads e construir um vínculo duradouro com seus contatos.
Assim sendo, utilizar estratégias bem planejadas para envio de e-mail é uma das ações mais acertadas e assim, vai ajudar a construir o principal ativo de uma campanha digital.
A importância de escolher uma boa ferramenta de e-mail marketing, para se relacionar com sua base de clientes se torna indispensável. Para garantir autonomia na sua gestão de estratégias e assim, impulsionar seu negócio.
Portanto, existe no mercado diversas ferramentas de e-mail marketing para você escolher. Por exemplo, MailRelay, Sendinblue, Aweber, E-goi, RD Station MailChimp etc…, algumas tem o plano gratuito e pago e outras somente plano pago.
Aqui no meu projeto a ferramenta que eu utilizo é a MailRelay, plano gratuito, onde você pode enviar 75000 emails por mês para até 15000 assinantes.
Conta com autoresponder incluídos e templates gratuitos. No sistema pago existem diversos planos mensais com preços dentro do seu orçamento.
3) UBERSUGGEST – Ferramenta de busca para palavras-chave – Fundamentais no marketing digital
A importância de definir corretamente as palavras-chave, para que você possa criar conteúdos para o seu site, como artigos, vídeos, posts para redes sociais. É necessário fazer pesquisas de palavras-chave relacionadas ao assunto que vai abordar.
Então, para isso é importante usar ferramentas fundamentais de busca para palavras-chave, para a eficácia do seu marketing digital de conteúdo.
Usando as palavras-chave corretas em seu artigo de blog e aplicando as técnicas de SEO, isso permite que os mecanismos de pesquisa do google encontre o seu conteúdo. Para sugerir aos usuários que pesquisa por um termo específico e assim, encontrar o seu artigo.
Afinal, de nada adianta escrever um conteúdo de qualidade se ninguém puder ler.
Portanto, existem diversas ferramentas que você pode usar como exemplo, SEMRush, Planejador de palavras-chave do google, Keyword tool e outras mais, algumas são gratuitas e outras pagas.
Porém a ferramenta que eu uso e recomendo é a Ubersuggest, desenvolvida por Neil Patel, eficiente e a mais popular com sugestões baseadas na sua pesquisa de palavras-chave. Ela é capaz de sugerir outras ideias adicionais e assim, mostrar sugestões de conteúdo para o seu artigo.
4) GOOGLE ANALYTICS – Ferramenta para monitoramento
A grande vantagem no marketing digital é você poder avaliar os resultados das suas estratégias, através de uma ferramenta que faz o monitoramento do seu site.
Então, o google analytics é esta ferramenta super poderosa e totalmente gratuita, indispensável para qualquer empreendedor que, trabalha com o marketing digital.
E você já usa essa ferramenta no seu site? Caso você ainda não use pense seriamente em começar, basta apenas ter uma conta no google para se cadastrar.
Dessa forma, você pode saber quais os resultados das suas estratégias estão sendo favoráveis, porque, com essas análises poderá saber quais estratégias precisam de mais esforço e atenção conforme as necessidades da sua empresa.
Através de relatórios armazenados dentro da própria plataforma é possível acompanhar as seguintes informações:
- Visitas – Número de visitantes, quanto tempo permaneceu nas páginas.
- Metas – Alcançadas e origens.
- Marketing – As campanhas e os melhores resultados.
- Tráfego – Acessos as redes sociais, orgânico, direto, mídia paga etc…
- E-commerce – Indica o desempenho da sua loja virtual.
5) GOOGLE SEARCH CONSOLE – Ferramenta de mensuração
Serviço gratuito do google para monitorar o desempenho do site nos mecanismos de pesquisa do Google, e adquirir dados importantes sobre impressões e cliques consultas mais pesquisadas, origem dos usuários.
- Impressões: o número de vezes que o site realmente aparece no resultado da pesquisa de um usuário.
- Cliques: o número total de vezes que os usuários clicam no link do site em um resultado de pesquisa.
- CTR média: a taxa de cliques calculada dividindo a porcentagem de impressões por número de cliques.
- Posição média: a classificação média do site no Google, com base no cálculo da classificação de seus melhores resultados.
- Aparência de pesquisa (Search Appearance): Como o Google está lendo cada parte das páginas do seu site.
- Tráfego de pesquisa (Search Traffic): O que as pessoas estão procurando no Google para clicar no seu site ou ignorá-lo.
- Índice do Google (Google Index): Como está o desempenho do Google em indexar as páginas do seu site e identificar as palavras-chave que mais aparecem.
- Rastreamento (Crawl): Quais são os problemas robôs do Google estão tendo na hora de vasculharem as páginas do seu site em busca de conteúdo relevante.
- Problemas de segurança: Apontar os problemas de segurança encontrados em seu site.
Aprender a usar as ferramentas permite descobrir e otimizar o desempenho do site no Google.
6) MINDMEISTER – Ferramenta para mapeamento mental
Você tem uma ideia para uma postagem e então, uma das duas coisas acontecem: você tem tantas coisas a dizer que mal consegue pensar direito ou você tem a ideia de um post, mas não tem idéia de qual direção tomar.
Assim sendo, com um mapa mental, você despeja todos esses pensamentos que voam em sua cabeça, tanto as grandes ideias quanto as pequenas. Os mapas mentais permitem que você se mova de um tópico para outro, anotando ideias à medida que elas chegam até você.
O mindmeister é uma ferramenta online de mapeamento mental e todas as alterações feitas podem ser salvas na nuvem automaticamente e sincronizadas em todos os seus dispositivos sem problemas.
Por fim, você pode utilizar mapas mentais para traçar os planos de um projeto, criar estratégias de negócios, planejar eventos e muito mais.
7) CANVA – Ferramenta para criação de conteúdos visuais
Uma das formas eficazes de envolver e atrair o público na internet e mídias sociais é utilizar os conteúdos visuais como, criar imagens, infográficos fotos, logomarcas para o seu blog e redes sociais. Ou seja, utilizando ferramentas especificas que vai facilitar o trabalho de marketing da sua empresa.
De acordo, com a neurociência o nosso cérebro processa imagens muito mais rápido que o texto além disso, 90% das informações transmitidas ao nosso cérebro são visuais.
O Canva é uma ferramenta de design gráfico online e com ela você vai criar suas artes usando modelos prontos, ou seja, sem precisar instalar algum programa ou ser um designer profissional.
Portanto, basta apenas escolher os modelos e personalizar da forma que desejar de maneira simples e prática o conteúdo visual.
8) BANCO DE IMAGENS – Ferramentas para pesquisa de imagens fundamentais para o marketing digital
Onde você pode encontrar imagens gratuitas de alta qualidade para uso em suas postagens de blog ou conteúdo de mídia social? Sim existem inúmeros bancos de imagens para sua pesquisa, por exemplo logo a seguir citarei algumas que são mais consultadas.
Leia os termos e condições de cada site que você acessar para saber exatamente quando e que tipo de atribuição é necessária.
- Unsplash – possui licença própria e uso de imagens gratuita.
- Pexels – possui licença própria e uso de imagens gratuita.
- Istock – uso de imagens gratuita.
- Pixabay – licenciadas sob o Creative Commons Zero (CC0), o que significa que você pode usá-las sem pedir permissão ou dar crédito ao artista (embora seja sempre apreciado). O Pixabay fornece um lembrete gentil para verificar se o conteúdo mostrado nas imagens não viola nenhum direito.
- Depositphotos – a Depositphotos oferece uma amostra de imagens, vetores, conteúdo editorial e footages gratuitos, que são atualizados semanalmente. Você também pode se inscrever em uma conta para obter os arquivos de ações gratuitos todas as semanas.
- Crello – Semelhante ao Canva, o Crello é uma ferramenta de design gráfico gratuita da Depositphotos, que possui muitas imagens gratuitas para você usar.
- Flickr – O Flickr é uma plataforma de hospedagem de imagens onde você pode encontrar imagens que podem ser usadas e modificadas para fins comerciais. Selecione “Uso comercial e mods permitidos” no filtro “Qualquer licença” para encontrar essas imagens e lembre-se de verificar a licença de cada imagem à medida que elas variam.
9) GRAMMARLY – Ferramenta de verificação gramatical e correção ortográfica
Esteja você escrevendo um livro , elaborando um e-mail ou um artigo de blog nem sempre é uma tarefa fácil, não é mesmo? Principalmente quando se tem uma certa dificuldade com a gramatica e a ortografia.
Mas, como é poder contar com uma ferramenta de verificação gramatical e correção ortográfica online que, ajuda a monitorar a escrita em tempo real é fantástico então, comece a digitar hoje com a grammarly.
Com a ferramenta grammarly isto é, um verdadeiro salva vidas! Existem duas versões diferentes a gratuita e a premium e os aplicativos. Confira abaixo.
- Aplicativo de desktop ( Windows ).
- Extensão gratuita do navegador ( Chrome ).
- Escreva documentos do Word e e-mails do Outlook, melhores e mais claros ( Microsoft Office ).
- Grammarly no seu telefone – Teclado gramatical, funciona com o navegador do seu telefone.
- Grammarly para iPad – download no App Store.
Portanto, eu uso a extensão gratuíta no navegador chrome e também o site Grammarly.com basta apenas criar uma conta free. Assim, você pode subir o texto no aplicativo ou digitar usando o editor de texto e receber feedback do assistente da ferramenta em tempo real.
Por fim, esse aplicativo ajuda a escrever sem erros no WordPress, Facebook, Gmail e em qualquer lugar na Web.
CONCLUSÃO – Ferramentas fundamentais marketing digital
Cheguei ao final deste artigo apresentando algumas das ferramentas fundamentais para serem utilizadas no marketing digital.
Assim sendo, uma boa estratégia de marketing digital aliada a essas ferramentas, você pode fazer uma boa gestão no seu trabalho e assim alcançar muita produtividade e ótimos resultados.
Agradeço de coração por ter acompanhado esse artigo até aqui…
Portanto, compartilhe este artigo com seus amigos.
Grande abraço.
Até o próximo post.
Dirce Carvalho
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